terça-feira, 5 de junho de 2012

Regras para brincadeiras com bola

Existe uma infinidade de atividades para se fazer com o objeto. O jogo ajuda os pequenos a desenvolver habilidades relacionadas ao movimento e à força. Aprenda aqui quatro tipos de brincadeiras divertidas para propor à turma da Educação Fundamental.

Queimada
Objetivo Os integrantes de cada uma das duas equipes devem tentar acertar a bola nos integrantes do time adversário.

Quantos jogam Dez ou mais

Material
Bola, giz ou corda.

Como jogar
É preciso delimitar o campo com uma corda ou desenhá-lo, com cerca de 8 metros de largura por 10 de comprimento, e uma linha que divide a quadra ao meio. As crianças são agrupadas em duas equipes e cada uma delas deve enviar um jogador para trás do campo adversário. Esse jogador é chamado de "morto voluntário", ele volta ao campo do seu time quando um de seus companheiros se tornar "morto".

Os jogadores devem permanecer nos limites do seu campo. A partida começa com a bola na posse de um dos times. Um jogador a lança tentando acertar alguém da equipe adversária. Se a bola atingir um jogador e cair no chão, ele é queimado e considerado "morto". Mas, se ele conseguir segurar a bola ou ela acertar em sua cabeça, ele continua "vivo".

Ao "morrer", o jogador deve ir para trás da linha de fundo do campo oposto e lançar a bola, com o objetivo de queimar alguém do time adversário. Se conseguir, ele se salva e volta ao seu campo.

O jogo acaba quando todos os integrantes de uma equipe estiverem "mortos" e o último a "morrer" tem o direito de realizar três arremessos para tentar se salvar e continuar jogando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário