sábado, 9 de junho de 2012

PROJETO DE DESENHO DE ÁRVORES: VER, CONHECER E RECRIAR.

PROJETO DE DESENHO DE ÁRVORES: VER, CONHECER E RECRIAR.


http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/video-projeto-desenho-arvores-ver-conhecer-recriar-604965.shtml


Este projeto foi desenvolvido pela professora Paula Regina de Vargas, uma das vencedoras do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10. Para mostrar que cada artista tem seu percurso criador, ela preparou uma sequência didática com foco na representação de árvores.

Nas aulas para o 1º ano, a professora Paula Regina de Vargas se incomodava com a resistência das crianças ao desenhar. Reclamando da falta de um modelo para reproduzir, elas concebiam obras muito parecidas, como se só fosse possível representar casas, pessoas e objetos de uma única maneira.

Para mostrar que cada artista tem seu percurso criador, Paula preparou uma sequência didática com foco na representação de árvores. Apresentou quadros de artistas que traziam a vegetação como um elemento de destaque, de Piet Mondrian (1872-1944) a Tarsila do Amaral (1886-1973), passando por pintores e escultores gaúchos.

Para aprofundar o trabalho, Paula levou as crianças a um parque da cidade, mostrando que na natureza não havia árvores com apenas uma aparência. Estimulados pelas novas referências e por debates em grupo, os alunos produziram uma série de desenhos e colagens sobre o tema. Dessa vez, não precisaram copiar, pois já confiavam na própria criação. "A intenção foi demonstrar aos pequenos que eles sabiam desenhar", conta.
Disciplina Arte
Conteúdo Desenho
Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário